Colorímetros versus Espectrofotômetros


   
Conhecer os tipos de instrumentos disponíveis para medida de cor é importante para escolhemos qual o equipamento mais adequado para sua aplicação. Os termos “colorímetros” e “espectrofotômetros” causam muita confusão, por isso listamos as principais diferenças abaixo.

Colorímetros
Espectrofotômetros
Instrumento para análise psicofísica – fornece medidas semelhantes à percepção do cérebro/olho humano. O colorímetro lê dados diretamente e fornece valores tristimulus (XYZ, L, a, b, etc.)
Instrumento para análises físicas – analisa onda por onda do espectro de reflexão e/ou transmissão das propriedades dos objetos sem interpretação humana. Pode indiretamente realizar uma análise psicofísica (colorimétrica)
Acompanha sensores e processadores simples de dados
Processador de dados plus e computador com software
Combinação entre o observador e o iluminante, geralmente C/2º
Têm disponíveis muitas combinações observador/iluminante que podem ser utilizadas para calcular dados tristimulus e índice de metamerismo
Isola uma larga faixa de comprimento de onda utilizando o filtro de absorção tristimulus
Isola uma faixa estreita de comprimento de onda usando prisma, grade ou filtro de interferência
Mais robusto e menos complexo que o espectrofotômetro
Instrumento mais complexo que o colorímetro
Funciona bem para atividades rotineiras de comparação de cores similares e para pequenos ajustes de diferenças de cores sob as mesmas condições. Ideal para inspeções de qualidade.
Adequado para formulação de cores, medida de metamerismo e condições variáveis de observador/iluminante. Ideal para inspeções de qualidade e pesquisa e desenvolvimento.
Exemplos: D25LT e Color Trend
Exemplos: ColorFlex, ColorQuest, MiniScan, LabScan e UltraScan


* Note que ambos os instrumentos fornecem dados sobre o mesmo intervalo visível de comprimento de onda.


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima