Refratometria em frutas, geleias e sucos (Parte 2)


Importância do índice de refração nos produtos
  •  Frutas

   O sabor da fruta é a combinação de várias substâncias, como açúcares, ácidos e substâncias voláteis (responsáveis pelo aroma). O fruto só acumula essas substâncias enquanto está preso à planta-mãe.
   A relação entre os açúcares e a acidez, conhecida como “ratio”, é utilizada como referência de sabor para muitas frutas. Os açúcares traduzem bem a percepção do sabor da fruta pelo consumidor e são fáceis de medir. Por isso, são usados como referência de ponto de colheita e consumo para a maioria das frutas. Na prática, mede-se o conteúdo de sólidos solúveis, que são os compostos dissolvidos no suco da fruta. Como a maior parte dos sólidos solúveis são açúcares, sua medida é referência para o teor de açúcar.
   A unidade de medida do conteúdo de sólidos solúveis é o grau Brix (º Brix).
1º Brix equivale aproximadamente a 01 grama de sólidos dissolvidos em 100 gramas do produto. Por exemplo:
   Uma uva com 15º Brix possui 15 gramas de sólidos solúveis dissolvidos em 100 gramas do seu suco, ou seja, 15% de concentração de sólidos. Sabendo o teor de sólidos solúveis nas frutas, é possível determinar o tempo exato da colheita, evitando que a colheita seja realizada antes ou depois da maturação do fruto.
Quanto mais sólidos solúveis presentes no suco, mais doce será a fruta
    O teor de sólidos solúveis nas frutas é de grande importância também para o processamento industrial, visto que elevados teores desses constituintes na matéria-prima implicam menor adição de açúcares, menor tempo de evaporação da água, menor gasto de energia e maior rendimento do produto, resultando em maior economia no processamento.

  • Suco de laranja

   Dentre os sucos de frutas, o suco de laranja é o mais consumido e apreciado em todo mundo.

O Brasil é um dos maiores produtores de laranja, sendo que 80% do suco de laranja concentrado são exportados. Para diminuir o custo de transporte e também de aumentar a vida de prateleira, realiza-se a concentração do suco, através de processos como a evaporação, crioconcentração e osmose inversa (OI), processo no qual o fluido sob pressão passa através de uma membrana havendo retenção dos solutos. 

Suco de laranja concentrado
    Sucos naturais de laranja possuem cerca de 12% de sólidos, quando concentrados atingem 48% de sólidos.
   A qualidade da fruta constitui o principal fator que pode interferir na aceitação do suco de laranja, os teores de sólidos totais são usados como parâmetro para avaliar a qualidade do suco de laranja.

  • Geléia de frutas


    A produção de geléias é uma alternativa, para utilização de frutas, que não atingem padrões mínimos de classificação, tamanho e peso.  A geléia é o produto obtido pela concentração da polpa ou suco de frutas com quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido, e teor de sólidos solúveis (º Brix) suficiente para que ocorra a geleificação durante o resfriamento.

 A adição de açúcar garante um maior tempo de prateleira da geléia
    A geleificação, de forma simples, pode ser explicada como sendo a precipitação da pectina pela adição de açúcar, alterando o equilíbrio existente entre esta e a água.
   No substrato ácido da fruta, a pectina é um colóide que contém cargas negativas. A adição de açúcar a esse substrato influencia o equilíbrio entre a pectina e água, desestabilizando a pectina, formando uma malha semelhante a uma rede capaz de reter líquidos e aglutinar o açúcar sob forma de um gel.
   A continuidade da malha formada pela pectina e a densidade das fibras dependem
diretamente da concentração da pectina. Quanto maior sua concentração, mais densas serão as fibras e, portanto, um gel mais forte.
   A rigidez da malha é também influenciada pela concentração de açúcar e pela acidez do meio. Quanto maior a concentração de açúcar, menor a atividade de água, logo a estrutura será mais rígida.
   A adição de açúcar também promove melhoria da aparência, do sabor do produto. A determinação da quantidade a ser adicionada para a fabricação da geléia é muito importante, pois assegura o teor de sólidos solúveis necessários para a formação do gel. Sendo a verificação do teor de sólidos durante o processo essencial, para obter um produto de qualidade com um custo baixo de matéria-prima.

COMPARTILHAR
Anterior
Proxima