Viscosidade em amostras de retenção


  
  Você retém lotes de amostras por quanto tempo? Qual a quantidade?
  Sua amostra de retenção aumenta ou diminui a viscosidade com o tempo de armazenamento? Estas alterações estão previstas em sua metodologia de análise?

  Se a sua amostra altera a viscosidade com o tempo de armazenamento, determine o Sensor de Cisalhamento e a velocidade no tempo zero para a leitura no meio da faixa de torque, dessa maneira será possível dar continuidade a essa mesmas condições de análise, mesmo após esse período de leitura.


*imagem- site Tudo sobre plástico

Dobradinha brasileira no Concurso de Atividade de Água

  Foi divulgado o resultado do Concurso Atividade de água promovido pela Decagon e o resultado não poderia ser mais positivo: dobradinha verde e amarela.
  Com o trabalho Changes in the water activity of water-based paints by salts addition (Mudanças na atividade de água de tintas de base aquosa por adição de sais), Henrique Kenji Tanaca- USP / BASF - conquistou o primeiro lugar no concurso. O trabalho vencedor contou também com a coautoria de Roberta Gonçalves Tavares, Viviane Alves da Silva, Vanderley Moacyr John e Márcia Aiko Shirakawa, como orientadora.
  Já o segundo lugar foi para Ana Lúcia Fadini, do Ital, que concorreu ao prêmio com o trabalho Moisture sorption isotherm of panned macadamia (Isotermas de sorção de umidade da macadâmia). O trabalho teve Patricia Marchetti Pereira da Silva, Denise Calil Pereira Jardim, Fernanda Zaratini Vissoto, Marise Bonifácio Queiroz e Giovani Batista como coautoras da pesquisa.
   O 3º lugar foi para Jose Fernandez Salgueiro, da Universidade de Córdoba.
 Os três projetos vencedores receberão um prêmio em dinheiro e produtos e serviços Decagon. Parabéns a todos!
  Conheça os 5 primeiros colocados no Concurso:

Name
Organization
Position
Henrique Kenji Tanaca
USP - Universidade de Sao Paulo
First Place
Ana Lucia Fadini
ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos
Second Place
Jose Fernandez-Salguero
Universidad de Córdoba
Third Place
Lenka Votavova
Institute of Chemical Technology in Prague
Fourth Place
Jose Assis Faria
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Fifth Place

Potencial Zeta: Tudo o que você sempre quis saber (Parte 3)

  Finalizando nosso especial sobre Potencial Zeta, neste último post falaremos sobre suas aplicações.

Cerâmica e argila


  A suspensão de argila é preparada e despejada em moldes porosos, que atraem a água para fora a partir das partículas de argila por ação capilar.
   A torta de filtro de barro dá forma enquanto a água é retirada. A estrutura da camada da argila depende do grau de dispersão da suspensão da argila.
  Além da cerâmica, a argila é parte essencial da produção de papel, adesivos, pomadas, borracha e plásticos sintéticos. Em cada um destes sistemas, temos que lidar com dispersões de argila em água ou outros líquidos. A química dos colóides da argila auxilia na adequação de suas características à tarefa.

Fluidos de Perfuração


  Argilas são usadas como fluidos de perfuração em poços de águas e em poços de produção de petróleo. Muitas vezes, essa argila é chamada de lama e é quimicamente condicionada a variar suas propriedades durante a perfuração.
  A suspensão acaba sendo altamente carregada para a operação inicial de perfuração. Isso mantém os colóides de argila discretos, permitindo que eles penetrem na parede porosa do furo e obstrua os poros, formando uma camada fina e impermeável que impede a perda de líquido na perfuração.
  Mais tarde, a carga de argila pode ser reduzida para formar uma suspensão floculada, a fim de manter a obstrução da zona mais baixa, bombeada do poço.

Revestimento por eletrodeposição


  O revestimento por eletrodeposição é um grande avanço na tecnologia de pintura, já que garante um primer mais eficaz para ser aplicado em superfícies metálicas.

  Carregada de pigmentos de tinta coloidal são unidas à peça de metal conectando a tensão de DC à superfície.

  Os colóides migram para a região onde perdem a carga e acabam firmemente depositados sobre a superfície do metal. Cálculos de Potencial Zeta podem ajudar a estabelecer a melhor dosagem de aditivo para cada pigmento.



Minerais e minérios


  Muitos minerais (tais como cobre, chumbo, zinco e tungstênio) são separados durante a primeira moagem do minério, misturando-o com um coletor e, em seguida, suspendê-lo em água. O ar no interior da mistura é borbulhado e o coletor faz com que as partículas minerais adiram às bolhas para que possam ser recuperadas na superfície.
  A eficiência deste processo depende do grau de adsorção entre o coletor e o mineral, que é controlada pelo Potencial Zeta dos minerais.

Tintas

  Os pigmentos da tinta devem estar bem dispersos para que a pintura seja executada com sucesso. Se os pigmentos estiverem aglomerados, a pintura parecerá ter partículas maiores e poderá apresentar falhas na qualidade da cor.
  Brilho e textura também são afetados pelo grau de dispersão entre as partículas da tinta. Nesse caso, medições de Potencial Zeta podem ser utilizados ​​para controlar a composição da pintura e da dosagem de aditivo necessário para uma dispersão ideal.

Produtos farmacêuticos


  Os fármacos são preparados através da suspensão partículas coloidais- partículas da droga suspensas de maneira uniforme em um meio líquido.
  Suspensões eficazes são estáveis e desfrutam de uma vida útil longa. Isso é conseguido através do aumento do Potencial Zeta, que produz uma forte dispersão de partículas discretas que se estabelecem muito lentamente. Infelizmente, a energia de repulsão entre as partículas adjacentes faz com que elas se unam tão firmemente quanto possível formando um bolo denso na parte inferior do recipiente dificultando a re-suspensão.
  Outro método que pode ser utilizado é produzir uma suspensão floculada fraca, reduzindo o Potencial Zeta próximo a zero. Quando agitada suavemente, a suspensão se rompe e dispersa rapidamente. Em pé, a suspensão retorna à sua estrutura vagamente floculante, que evita a formação do bolo.

Mecânica dos Solos


  Aeração, estabilidade e drenagem são importantes na engenharia de solos e agricultura. Argilas e sedimentos podem exercer tanto efeitos benéficos, quanto prejudiciais e são mais importantes do que areia e cascalho na determinação geral das propriedades do solo.
  A condição coloidal desses materiais finos determina como eles interagem com os agregados maiores. Se os sedimentos ou a argila têm uma baixa carga de superfície, eles provavelmente vão formar um floculante matriz de partículas, dando estrutura para o solo e permitindo que a água escorra facilmente.
  Mudanças indesejáveis podem ocorrer se a carga nas partículas finas aumentar. Isso pode ser causado por eventos naturais como, água da chuva através do escoamento do solo e lixiviação de sais floculantes. No começo isso pode enfraquecer a matriz floculante dos sedimentos e argila, que oferecem resistência ao cisalhamento do solo. Em casos extremos, pode resultar em deslizamentos de terra.
  Uma vez que a estrutura do floculante se desestabiliza é altamente provável que as partículas carregadas de barro e lodo se dispersem, sejam carregadas e drenadas pela água até que entrem em um poro estreito e o obstrua, dificultando a aeração, drenagem e reduzindo a permeabilidade do solo.
  Para resolver este problema e melhorar as características do solo é recomendada a utilização de produtos químicos, tais como, o gesso ou cal.

Fabricação de papel


  A retenção de fibras pode ser aumentada através do controle de Potencial Zeta. Isto reduz a quantidade de lodo produzido pela estação de tratamento de águas residuais e reduz a carga sobre o tratamento de água. Calcular o Potencial Zeta auxilia os produtores de papel a compreenderem o efeito dos vários ingredientes no papel, assim como as características físicas das partículas do próprio papel.

Biomedicina


  A interface entre um organismo e seu ambiente é o local de muitas reações importantes.     Medições de Potencial Zeta ajudam a descrever esta interface e têm sido utilizados em estudos de bactérias, células vegetais, células do sangue, etc.
  Essas medições são um bom complemento para análise química e podem ser realizadas sem alterar o ambiente original do organismo.
  Caracterizações da carga das superfícies são úteis em pesquisas e no trabalho clínico prático. As áreas que têm sido estudadas incluem: células do sangue, problemas no aparelho circulatório, diferenciação entre tecidos normais e malignos, detecção de fibrose cística e a ação de vírus e anticorpos.

Tratamento de água


  Durante o processo de tratamento da água, os colóides são os sólidos em suspensão mais difíceis de serem removidos, visto que seu pequeno tamanho facilita que escapem durante os processos de sedimentação e filtração.
  Exemplos destes sólidos incluem: gasto de proteínas, emulsões de água doméstica, células bacterianas, algas, resíduos de colóides industriais, sedimentos, argilas e material orgânico da lavagem do solo.
  A chave para a remoção eficaz de colóides é a redução do Potencial Zeta, uma vez que com a carga reduzida ou eliminada, não existe força de repulsão.
  A agitação suave da bacia de floculação causa numerosas colisões entre os colóides, resultando na formação de aglomerados, que se sedimentarão e serão filtrados facilmente. Coagulantes como, alúmen, cloreto férrico e polímeros catiônicos agem através da redução do Potencial Zeta.

Outras Aplicações
  • Produtos químicos agrícolas
  • Amianto
  • Energia atômica
  • Carvão
  • Cosméticos
  • Detergentes
  • Pós secos
  • Emulsões
  • Fibras
  • Alimentos
  • Indústria química
  • Resíduos industriais
  • Produção de látex
  • Petroquímicas
  • Petróleo
  • Desidratação da lama
*Imagens: Getty Images Brasil

Potencial Zeta: Tudo o que você sempre quis saber (Parte 2)

  Dando continuidade ao nosso especial sobre Potencial Zeta, neste segundo post falaremos sobre a importância de medir o Potencial Zeta, qual equipamento é indicado e quais fatores influenciam.

Por que medir Potencial Zeta?

  O potencial Zeta é o potencial elétrico no plano hidrodinâmico de cisalhamento. A interação das partículas se dá pela magnitude do Potencial Zeta e não por sua carga de superfície, dessa forma o cálculo do Potencial Zeta, de forma rápida e fácil, é necessário para medir a carga associada à partícula.

  Na determinação de resultados de Potencial Zeta quando o valor obtido é alto indica qua as partículas se repeliram, ou seja, há uma maior estabilidade da dispersão. Já em casos de resultados com valores baixos representam instabilidade na dispersão, visto que as partículas se aproximaram umas das outras até se agregarem.
  A determinação do Potencial Zeta é indicada para a otimização de formulações de suspensões ou emulsões, previsão da estabilidade das formulações e diminuição do tempo necessário para triagem de formulações.

Fatores que influenciam o Potencial Zeta
  • pH

  • Condutividade- Maior a força iônica do meio maior a “compressão” da dupla camada elétrica
  • Concentração dos componentes da formulação


Equipamento - ZM402


Princípio de medida: medidas de mobilidade eletroforética e potencial zeta de colóides e partículas.
Aplicação:   módulo central com fonte geradora de corrente e ajuste de voltagem.
Características técnicas:
- potencial zeta: -250 a +250 milivolts
- mobilidade eletroforética: + 20 a -20 microns/seg por volt/cm
- concentração: de 10mg/L a 100 mícrons (microscópio) e 0,5 a 5 mícron (imagem em vídeo)
- volume padrão de amostra: 20 mL

Potencial Zeta: Tudo o que você sempre quis saber (Parte 1)

   Esta semana apresentaremos uma série dividida em 3 posts que esclarecerão as principais dúvidas sobre Potencial Zeta. Nessa primeira parte explicaremos o que é comportamento coloidal, qual a definição de Potencial Zeta e como é feita sua medida. Confira:

   Aumentar a vida útil, tornar o produto mais eficaz, facilitar a preparação e manuseio, separar as partículas do líquido, independente do objetivo, a modificação do controle coloidal pode ser a solução para o bom controle de partículas em líquidos.

O que controla o comportamento coloidal?

   A interação partícula-partícula é um elemento crucial na determinação das características das suspensões coloidais.

  O estado coloidal abrange um sistema heterogêneo de pelo menos duas fases diferentes: dispersa (sólido, líquido, gás) e contínua (sólido, líquido, gás). Um sistema homogêneo também é possível quando macromoléculas apresentam o mesmo comportamento.

  As diferentes interações entre a fase dispersa e de dispersão constituem um dos pontos críticos do comportamento e da estabilidade dos colóides. Na maioria das vezes, a carga dos colóides é negativa e produz uma força de repulsão entre os colóides vizinhos.

   A eletrocinética é uma das forças de repulsão mais importantes e é produzida pela carga que é quase sempre encontrada na superfície de partículas em líquidos.
Partículas carregadas repelem-se

   Se a carga da superfície for relativamente alta, os colóides vizinhos vão se repelir e tendem a manter sua individualidade. Como resultado, colóides altamente carregados tendem a permanecer em suspensão, já os colóides com pouca ou nenhuma carga possuem pouca resistência à tendência natural de se agregarem.
   Com a formação de pequenos aglomerados que, por sua vez, se agregam em flocos maiores que liquidam rapidamente ou formam uma matriz interligada são capazes de alterar as características físicas da suspensão.
    Dessa maneira, o controle das cargas da partícula pode ser feito a partir da modificação do ambiente em torno dos colóides. Isto pode ser feito variando o pH ou a espécie iônica em solução. Outra técnica que pode ser utilizada é a de adição de floculantes dispersantes para a solução.
  Água, sangue,  vinho,  alimentos, argila,  cimento, concreto, argamassa, suspensões cerâmicas, corantes, produtos farmacêuticos, cosméticos, tintas e papel são exemplos de suspensões coloidais. 

O que é Potencial Zeta?
  Os fenômenos eletrocinéticos estão associados ao movimento de partículas carregadas através de um meio contínuo ou do movimento do meio contínuo sobre uma superfície carregada. Este efeito causado pela formação de cargas elétricas nas interfaces é chamado de Potencial Zeta.
  Portanto, Potencial Zeta é nome que damos para a diferença de tensão elétrica entre a superfície de cada colóide e sua suspensão líquida e podem ser utilizadas em processos de rotina, medidas de controle de qualidade e no departamento de pesquisa. 

Potencial Zeta: atração de íons de carga oposta e repulsão de íons de mesma carga
  As medições podem ser realizadas em amostras aquosas, não aquosas e para diluir suspensões em polpas concentradas. Então, se você está olhando para um sistema em escala microscópica e tentando analisar as forças eletrostáticas entre as partículas ou apenas interessado em propriedades gerais do sistema,  o Potencial Zeta pode lhe ajudar.

Como o Potencial Zeta é medido?
  O Potencial Zeta não pode ser medido diretamente, por isso é calculado através do rastreamento do movimento de partículas carregadas em um campo de tensão, chamada mobilidade eletroforética (EM).
   As medidas EM podem ser expressas por microns/ segundo, que representa uma medida de velocidade, ou por volts/centímetro, que é uma expressão da intensidade do campo elétrico. 
  Portanto, mobilidade eletroforética é uma medida relativa de quão rápido uma partícula se move em um campo elétrico. 
   O Potencial Zeta pode ser calculado a partir da medida da mobilidade eletroforética e os resultados podem ser expressos em milivolts, embora seja uma aproximação porque representa a estabilidade dos colóides e é mais fácil de visualizar.

   Princípio de medição por mobilidade eletroforética: partículas suspensas em um líquido migram sob a influência de um campo elétrico aplicado. A migração ocorre porque as partículas estão carregadas, positivamente ou negativamente, dependendo da composição do sistema.

   Na prática, introduz-se uma suspensão coloidal diluída em uma cuba com dois eletrodos e aplica-se um potencial elétrico à suspensão. As partículas com carga elétrica líquida irão se mover na direção do eletrodo de carga contrária, tão mais rapidamente quanto maior a sua carga elétrica e maior o campo elétrico aplicado. 

Dia Nacional do Químico

recados orkut


   Em 18 de junho comemora-se o Dia Nacional do Químico. A Química é a ciência que se dedica ao estudo da matéria, sua composição e propriedades, bem como suas transformações e combinações.

   Para celebrar este dia, a Revista Galileu preparou uma matéria superbacana sobre os maiores químicos da história. A reportagem está disponível no site da publicação.


   Em 2011 comemora-se também o Ano Internacional da Química, uma celebração que tem por objetivo enaltecer as descobertas e os avanços científicos e tecnológicos promovidos pela química.
   Com o slogan Química para um mundo melhor, o Ano Internacional da Química tem como meta disseminar o conhecimento e a educação química em todo o mundo. 
   Assista o vídeo de divulgação da comemoração:




   
Para saber mais acesse o site do evento http://www.quimica2011.org.br/

Pontas de prova para análise de textura

   Já falamos sobre a importância da análise de textura. Seja no segmento alimentício, cosmético ou fármaco, a textura atua como parâmetro de controle de processo e garantia de qualidade.
   Através do sistema de tensão e compressão, o analisador de textura CT3, da Brookfield, realiza testes em amostras líquidas, sólidas ou semi-sólidas.
   Para cada aplicação, há um método de avaliação. Conheça algumas pontas de prova que podem se aplicar ao seu produto:

Dispositivo de teste em biscoitos, barras de cereais e chocolate
Ponta de prova para teste de bloom
Dispositivo para teste de extrusão
Dispositivo para teste de confeitos
Dispositivo com garras para teste de tensão
Dispositivo com lâminas para corte e cisalhamento, incluindo a lâmina Warner Bratzler
Quantifica a força para que o produto não dobre, amasse, rache ou quebre durante a aplicação
Ponta de prova para teste de pães em conformidade com a AACC
Conjunto de pontas de prova


Outras aplicações: rações, domissanitários, borrachas, tintas, argilas, espumas, ceras, polímeros, adesivos, etc.