Isotermas de sorção e tamanho de partícula são destaques do boletim de outubro


   O mês de outubro já está aí e boletim Braseq também. As notícias que preparamos para esta edição estão imperdíveis. Confira:
  • Conheça o VSA, novo gerador de isotermas de sorção da Decagon.
  • Saiba mais sobre tamanho de partículas am altas concentrações.
  • Agenda de eventos: Semana de Engenharia da UNIVAP, Seminário de desidratação de frutas e hortaliças do Ital e Ciclo de palestras em Uberaba e Uberlândia.
  • Cobertura feira Analítica Latin América.
  • Dica sobre medidores de brilho e alvura.

   Receba nossos boletim, basta enviar um e-mail para marketing@braseq.com.br e solicitar sua inclusão em nosso mailling!

Braseq amplia sua atuação em colorimetria


   O interesse da Braseq em agregar valor ao processo de compra é o que sempre motivou a empresa a criar e aprimorar seu portfólio de produtos e serviços, tanto que há 24 anos é pioneira na implantação de um programa completo de suporte técnico, manutenção de equipamentos, implantação de sistemas e capacitação de clientes.
   Sempre inovando, a Braseq busca firmar laços de parceria com clientes e experts de diversas áreas em uma relação que vai além da negociação comercial.
   Em 2011, a empresa dá início a um novo formato de parceria na área de colorimetria ao se unir à consultoria Mundo da Cor, especialista em soluções de cor e aparência.
   Buscando difundir a teoria da cor e tornar mais acessível seu entendimento, a Mundo da Cor é comandada por Alexandre Moritz, especialista em colorimetria, com formação em cor e aparência pela Hunter Associates Laboratory Inc. – Reston – Virginia – USA. Autor do livro “Existe Cor em Nossas Vidas - a colorimetria aplicada em nossos dias” e membro dos grupos de discussão sobre cor, Color Exchange – USA; Gruppo Del colore – Itália; International Colorist Academy (ICA) – USA e Inter-Society Color Council (ISCC) – USA.
   Com palestras ministradas por todo Brasil, consultoria especializada e o apoio do site www.mundodacor.com.br a Braseq amplia a gama de soluções oferecidas a seus clientes com essa nova parceria para atender aos mais diversos projetos em cor e tratamento de superfície.

Braseq é destaque em 2 publicações

   Prestes a completar 25 anos, a Braseq está retomando sua estratégia de anúncios em revistas especializadas e já está marcando presença em 3 publicações.
   Confira o material publicado no catálogo oficial da feira Analítica e do Guia Analytica 2012.

   
A ideia da campanha “O seu sucesso faz parte da nossa história” é destacar toda a experiência conquistada pela empresa ao longo desses 25 anos e como produtos e serviços de excelência fazem a diferença no mercado de instrumentos para laboratório, controle de qualidade e automação.

Diferença entre modelos de Viscosímetros Brookfield


   Dependendo das características reológicas dos produtos em questão (newtonianos ou não newtonianos) a viscosidade de fluidos pode variar drasticamente, de composto para composto. De um material muito fluido, como a água, até compostos com alta porcentagem de sólidos, pode-se variar de 1 a centenas de milhões de centipoise.
   Como não existe um único equipamento capaz de medir tamanha faixa, a Brookfield dividiu esta enorme amplitude em quatro faixas de viscosidade, criando as séries de viscosímetros LV, RV, HA e HB:

LV = Low Viscosity    Faixa:  15 a 2 milhões de centipoise;
RV = Regular Viscosity      Faixa:  100 até 40 milhões de centipoise;
HA = High Viscosity A        Faixa:  200 até 80 milhões de centipoise;
HB = High Viscosity B        Faixa:  800 até 320 milhões de centipoise.

  As designações LV, RV, HA e HB referem-se aos torques de mola dos viscosímetros.  O viscosímetro Brookfield mede torque, que é a capacidade de deflexão de sua mola interna.
  Além da mola, os sensores de cisalhamento (spindles) são diferentes em tamanho e área superficial, sendo que as velocidades rotacionais também divergem entre si.
  Em suma, apesar de serem equipamentos do mesmo fabricante, as condições de medida são diferentes de um modelo para o outro.
  Resultados de viscosidade de um produto, medidos com viscosímetros de modelos distintos não podem ser comparados, pois o mesmo produto foi medido em condições diferentes de cisalhamento.
  Para solucionar o problema, deve-se medir produtos nas mesmas condições, ou seja: mesmo tipo de viscosímetro, com o mesmo sensor rotacionando na mesma velocidade.

Accupar: Medidor de Radiação Ativa Fotossintética e Índice de Área Foliar

Accupar LP-80

   As plantas dependem da luz solar para estimular a fotossíntese, porém nem toda a luz emitida é utilizável pela planta.
   PAR (Photossynthetically Active Radiation) é definida como radiação na banda de 400 a 700 nm, sendo um parâmetro para quantificar e avaliar a eficiência da copa. A medida de PAR ajuda a determinar as condições de luz ideal para máximo rendimento da planta.
   AccuPAR utiliza um probe de 80 cm contendo 80 sensores que facilmente detectam a mudança gradual da luz em todos os níveis da copa da planta. Os 80 sensores de copa detectam manchas solares em locais múltiplos.
Instrumento portátil determina precisamente a produção de biomassa do experimento e permite a análise da intercepção do dossel em toda a posição dentro de uma determinada cultura ou de um dossel florestal. Os dados da radiação PAR podem ser usados com outros dados ambientais para estimar a produção da biomassa em análise não destrutiva sendo igualmente importante na determinação de outras interações da planta, tais como a intercepção da radiação, conversão de energia, troca gasosa, intercepção da precipitação e evapotranspiração.
   Com a utilização do uso do sensor externos que acompanha o instrumento é possível a execução das leituras acima e abaixo do dossel simultaneamente.

ESPECIFICAÇÃO:
  • Instrumento AccuPAR com intercepção de luz - Modelo LP PAR 80 com sensor externo
  • Ambiente de Operação: 0 a 50ºC com até 100% de umidade relativa (prova de salpicagem)
  • Comprimento da Sonda: 86,5 cm (padrão)
  • Número de fotodíodos: 80 padrões
  • Comprimento total: 102 cm
  • Sessão transversal da sonda: 14 mm largura x 15 mm profundidade
  • Dimensão do Instrumento: 158mm X 95mm X 45 mm
  • Faixa PAR: 0 a >2,500 mol.m-2.s-1
  • Resolução: mol.m-2.s-1
  • Resolução mínima espacial: 1 cm
  • Capacidade de armazenamento de dados: 1MB de RAM
  • Intervalo de varredura descontínuo: de 1 a 60 minutos de intervalo entre as varreduras, sendo a faixa selecionável pelo usuário
  • Intervalo de gravação descontínuo: varredura na frequência de até cada 30 segundos
  • Peso do instrumento: 900 g
  • Maleta de transporte: Maleta com alça, reforçada com polietileno. 3,6Kg; 11,8cm X 24cm X 109 cm
  • Maleta para transporte no campo: Maleta com alça "cordora" e presilhas que permitem o fácil transporte no campo.
  • Reparador de dados: via computador @ 9600 baud
  • Programa de Operação: Upgrade pelo usuário
  • Teclado: Teclado de membrana com 16 teclas alfanúmericas.
  • Relógio: 24 horas 1 min / mês
  • Data: Calendário no formato USA ou Internacional
  • Comentário de dados: Armazena a cada leitura
  • Cabo de interface: Combinação de cabo RS232 e jaqueta de bateria recarregável com 122cm de comprimento
  • Potência: 5AA célula de Níquel-Cádmio (4AA célula característica alcalina)

Temperatura mínima para formação de filme


MFFT versão -5ºC a 90ºC
  O MFFT, equipamento desenvolvido pela Rhopoint Instruments, determina a temperatura mínima para formação de filme, ou seja, fornece a menor temperatura na qual a água ligada a um látex sintético ou emulsão irá coalescer assentada num substrato como um filme fino.
   O valor preciso fornecido pelo MFFT permite a formulação de produtos que curam corretamente nas condições especificadas para a aplicação.
  • Mede a temperatura mínima de filme formação de revestimentos à base de água
  • Determina a MFFT de látex sintético, emulsões, polímeros e adesivos
  • Possui controle eletrônico automático de aquecimento e resfriamento com processador de ar integral
  • Em conformidade com a ISO 2115 e ASTM 2354

Saiba mais sobre o MFFT

- O MFFT possui duas versões, o primeiro modelo varia a temperatura de operação entre -5ºC e 60ºC e segundo entre -5ºC e 90ºC.

- Quando a formação do filme fino ocorre sobre um substrato que não possui pigmentação ou outro material opacificante forma-se um filme claro e transparente. Em casos cuja temperatura é menor que mínima forma-se um filme branco, pulverulento e quebradiço.

- Para verificar se o MFFT está operando na temperatura correta coloque o instrumento em um intervalo, deixe o cilindro para estabilizar e tome nota das temperaturas entre o ponto 1 e 10. Ponto 1 deve ler -5 ° C e ponto 10 deve ler 13 ° C. Lembre-se que deve haver o mesmo gradiente entre todos os pontos.

- Usualmente o sistema MFFT se correlaciona com a temperatura de transição de vidro Tg, mas não sendo sinônimo deste; enquanto o valor de Tg pode ser determinado por cálculo preditivo, o MFFT será melhor determinado com o uso da PLACA MFFT, cujo princípio básico se encontra descrito no ASTM  D2354.

Falta 1 semana para a Analítica Latin América

   
Será realizada de 20 a 22 de setembro, no Transamérica Expo Center, a 11º edição da feira Analítica Latin América a Braseq marcará presença neste que é o maior evento do país de tecnologia para Laboratórios, Análises, Biotecnologia e Controle de Qualidade.
   O destaque de lançamento nacional da Braseq, para este ano, é o AQUALAB VSA, gerador de isotermas de sorção, fabricado pela Decagon Devices, que fornece gráficos de isotermas em alta resolução e com centenas de dados, em apenas dois dias.
   A expectativa dos organizadores do evento é receber, durante os 3 dias de feira, cerca de 20 mil visitantes interessados em conhecer as últimas tendências do setor, soluções e tecnologias.
   Não perca esse evento e visite-nos em nosso estande nº 525, localizado na Rua E (próximo à entrada). Para mais informações e credenciamento acesse http://www.analiticanet.com.br

Colorímetros versus Espectrofotômetros


   
Conhecer os tipos de instrumentos disponíveis para medida de cor é importante para escolhemos qual o equipamento mais adequado para sua aplicação. Os termos “colorímetros” e “espectrofotômetros” causam muita confusão, por isso listamos as principais diferenças abaixo.

Colorímetros
Espectrofotômetros
Instrumento para análise psicofísica – fornece medidas semelhantes à percepção do cérebro/olho humano. O colorímetro lê dados diretamente e fornece valores tristimulus (XYZ, L, a, b, etc.)
Instrumento para análises físicas – analisa onda por onda do espectro de reflexão e/ou transmissão das propriedades dos objetos sem interpretação humana. Pode indiretamente realizar uma análise psicofísica (colorimétrica)
Acompanha sensores e processadores simples de dados
Processador de dados plus e computador com software
Combinação entre o observador e o iluminante, geralmente C/2º
Têm disponíveis muitas combinações observador/iluminante que podem ser utilizadas para calcular dados tristimulus e índice de metamerismo
Isola uma larga faixa de comprimento de onda utilizando o filtro de absorção tristimulus
Isola uma faixa estreita de comprimento de onda usando prisma, grade ou filtro de interferência
Mais robusto e menos complexo que o espectrofotômetro
Instrumento mais complexo que o colorímetro
Funciona bem para atividades rotineiras de comparação de cores similares e para pequenos ajustes de diferenças de cores sob as mesmas condições. Ideal para inspeções de qualidade.
Adequado para formulação de cores, medida de metamerismo e condições variáveis de observador/iluminante. Ideal para inspeções de qualidade e pesquisa e desenvolvimento.
Exemplos: D25LT e Color Trend
Exemplos: ColorFlex, ColorQuest, MiniScan, LabScan e UltraScan


* Note que ambos os instrumentos fornecem dados sobre o mesmo intervalo visível de comprimento de onda.

Boletim Braseq nº 13



   O boletim de setembro já foi enviado e a matéria “Por que medir textura?” está aguçando a curiosidade dos nossos leitores!
   A newsletter deste mês traz ainda a cobertura especial do jantar de premiação do Concurso de Atividade de Água da Decagon, informações sobre a palestra de colorimetria em Fortaleza e da Analítica.
   Gostou? Envie um e-mail para marketing@braseq.com.br peça seu cadastro em nosso mailling e descubra “Por que medir textura”.

Refratômetro para monitoramento de líquido em processo


  O Refratômetro Processo Industrial (MPR E-SCAN) é indicado para monitoramento e/ou controle em líquidos nos processos de produção.
    Permite monitoramento e/ou controle, otimizando os processos seguintes:

·      Alimentos e bebidas - Concentração de sólidos, de gases, limpeza química.
·       Sínteses Químicas -Ácidos, bases, sais, polímeros, etc.
·       Celulose e Papel - Controle do Licor Negro e Verde e Branco.
·       Na detecção de vazamento ou contaminação em trocadores de calor e tubulações.

   Mede continuamente o índice de refração da luz em líquidos.
  O índice de refração é proporcional a quantidade do soluto dissolvido ou a concentração da substância sintetizada.
  Este sistema de medição não sofre interferência da variação da cor do meio, de sólidos em suspensão e de bolhas de ar ou outros gases. Trabalha atuando com a varredura da luz em mudança do ângulo crítico efetuando a detecção diretamente na interface do líquido/prisma e não em profundidade. 
   O Instrumento é microprocessado (386SX - 25 MHz), possui fácil operação e rápido monitoramento através de dados apresentados na tela de cristal líquido.
Indica em escalas de Índice de refração, Grau Brix, Baume, Peso por Volume, Porcentagem de Soluto, etc. É instalado em gabinete de fibra e poliester atendendo padrão NEMA 4X.
   É fornecido pré calibrado para as faixas e escalas determinadas pelo usuário.

Hopi Hari


  Domingo (04) foi dia de passeio para o Hopi Hari! O passeio foi a premiação escolhida pelos participantes do Concurso Plano de Ação, lançado durante a Convenção de Vendas.
Confira o que rolou neste dia tão especial:










Jantar de premiação Concurso de Atividade de Água

  O mês de setembro começou em festa. Ontem (01), foi realizado o jantar de premiação do Concurso de Atividade de Água, promovido mundialmente pela Decagon Devices Inc.
   Como grata surpresa tivemos 3 brasileiros entre os 5 primeiros colocados, sendo uma dobradinha brasileira nas duas primeiras posições. Como já anunciado em outro post, o grande vencedor do concurso foi Henrique K. Tanaka, USP/BASF, seguido por Ana Lúcia Fadini, do Ital, e José Assis Faria, da Unicamp, em 5º lugar.
   Confira as fotos desta grande comemoração:

Carlos Vieira, da Decagon

Premiação da segunda colocada

Ana Lúcia, 2ª colocada

Carlos anuncia a primeira posição

Henrique recebendo o prêmio conquistado

Henrique Tanaka, vencedor do concurso

Assis Faria, da Unicamp, recebendo seu certificado

Henrique, Tânia (Braseq), Márcia (USP) e Wladir (Braseq)

1º colocados - Márcia, Henrique e Roberta

Tânia e Adriano com os vencedores

Premiados com a equipe da Braseq e da Decagon

Vencedores reunidos

Vencedores com Tânia e Cristina da Braseq

Como o potencial de água pode ajudar a prever pragas?


  
 Um único gafanhoto não parece um problema. Este pequeno inseto tem a capacidade de comer o equivalente a seu peso, em um único dia, e ainda não alterar seu peso.
Sob certas condições, contudo, o gafanhoto pode se juntar a outros e formar um enxame temível e devastador.
   Enxames de pragas de gafanhotos podem cobrir 1.200 Km2 com até 80 milhões de gafanhotos ocupando um único quilômetro quadrado! Nesses casos, os enxames podem comer mais de 200 mil toneladas de matéria vegetal por dia, causando um efeito devastador na agricultura.
   Dr. Martin Steinbauer, um entomologista australiano, utilizou medidas de potencial de água para investigar qual a capacidade que os ovos de gafanhoto tem em extrair água em diferentes tipos de solo.
   Com sua descoberta está ajudou a Comissão Australiana de Pragas de Gafanhoto a prever as condições para surgimento da praga e reduzir os danos causados por estes insetos.
    Veja a pesquisa completa.