Refratometria em frutas, geleias e sucos (Parte 3)


Electron Machine Corp. e os Refratômetros
MPR E-Scan
DSA E-Scan
   A Electron Machine é uma empresa norte americana representada no Brasil pela Braseq para vendas e assistência técnica. A empresa é fabricante de refratômetros de bancada, modelo DSA E-Scan e de processo, MPR E-Scan. Esses equipamentos trabalham com princípio de medição do angulo crítico para medição de índice de refração e conseqüente correlação entre esse parâmetro e as unidades °Brix, % de sólidos, °Baumé, etc.
   Nesses equipamentos, a luz emitida pelo LED incide sobre a interface prisma-líquido através de uma série de ângulos. Os ângulos incidentes que forem totalmente refletidos sensibilizarão o CCD (matriz de diodos com 2592 pixels, que converte energia luminosa em energia elétrica), que enviará o sinal de 4 a 20mA ou de 0 a 10V. A sensibilização do CCD é proporcional à variável de processo.
   O tempo de resposta dos sistemas, de bancada e de processo, é igual a 250 mili-segundos possibilitando uma rápida atualização dos dados. Há indicação da leitura direta da variável a ser controlada além da temperatura de processo, além de alarmes.
   Para os equipamentos de bancada, a exatidão de leitura é igual a ± 0,000075 ou 0,05°Brix ou 0,1% de sólidos. Para os equipamentos de processo, a exatidão equivale a 1% da faixa de leitura.
   Para os equipamentos de processo, existem opções para conexão de válvula de isolamento que permite o bloqueio da cabeça sensora sem a necessidade de parar o processo produtivo; controle automático para lavagem do prisma, calibração em múltiplas faixas de trabalho, instalação em tanques ou através de conexões sanitárias ou flangeadas.

Refratometria em frutas, geleias e sucos (Parte 2)


Importância do índice de refração nos produtos
  •  Frutas

   O sabor da fruta é a combinação de várias substâncias, como açúcares, ácidos e substâncias voláteis (responsáveis pelo aroma). O fruto só acumula essas substâncias enquanto está preso à planta-mãe.
   A relação entre os açúcares e a acidez, conhecida como “ratio”, é utilizada como referência de sabor para muitas frutas. Os açúcares traduzem bem a percepção do sabor da fruta pelo consumidor e são fáceis de medir. Por isso, são usados como referência de ponto de colheita e consumo para a maioria das frutas. Na prática, mede-se o conteúdo de sólidos solúveis, que são os compostos dissolvidos no suco da fruta. Como a maior parte dos sólidos solúveis são açúcares, sua medida é referência para o teor de açúcar.
   A unidade de medida do conteúdo de sólidos solúveis é o grau Brix (º Brix).
1º Brix equivale aproximadamente a 01 grama de sólidos dissolvidos em 100 gramas do produto. Por exemplo:
   Uma uva com 15º Brix possui 15 gramas de sólidos solúveis dissolvidos em 100 gramas do seu suco, ou seja, 15% de concentração de sólidos. Sabendo o teor de sólidos solúveis nas frutas, é possível determinar o tempo exato da colheita, evitando que a colheita seja realizada antes ou depois da maturação do fruto.
Quanto mais sólidos solúveis presentes no suco, mais doce será a fruta
    O teor de sólidos solúveis nas frutas é de grande importância também para o processamento industrial, visto que elevados teores desses constituintes na matéria-prima implicam menor adição de açúcares, menor tempo de evaporação da água, menor gasto de energia e maior rendimento do produto, resultando em maior economia no processamento.

  • Suco de laranja

   Dentre os sucos de frutas, o suco de laranja é o mais consumido e apreciado em todo mundo.

O Brasil é um dos maiores produtores de laranja, sendo que 80% do suco de laranja concentrado são exportados. Para diminuir o custo de transporte e também de aumentar a vida de prateleira, realiza-se a concentração do suco, através de processos como a evaporação, crioconcentração e osmose inversa (OI), processo no qual o fluido sob pressão passa através de uma membrana havendo retenção dos solutos. 

Suco de laranja concentrado
    Sucos naturais de laranja possuem cerca de 12% de sólidos, quando concentrados atingem 48% de sólidos.
   A qualidade da fruta constitui o principal fator que pode interferir na aceitação do suco de laranja, os teores de sólidos totais são usados como parâmetro para avaliar a qualidade do suco de laranja.

  • Geléia de frutas


    A produção de geléias é uma alternativa, para utilização de frutas, que não atingem padrões mínimos de classificação, tamanho e peso.  A geléia é o produto obtido pela concentração da polpa ou suco de frutas com quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido, e teor de sólidos solúveis (º Brix) suficiente para que ocorra a geleificação durante o resfriamento.

 A adição de açúcar garante um maior tempo de prateleira da geléia
    A geleificação, de forma simples, pode ser explicada como sendo a precipitação da pectina pela adição de açúcar, alterando o equilíbrio existente entre esta e a água.
   No substrato ácido da fruta, a pectina é um colóide que contém cargas negativas. A adição de açúcar a esse substrato influencia o equilíbrio entre a pectina e água, desestabilizando a pectina, formando uma malha semelhante a uma rede capaz de reter líquidos e aglutinar o açúcar sob forma de um gel.
   A continuidade da malha formada pela pectina e a densidade das fibras dependem
diretamente da concentração da pectina. Quanto maior sua concentração, mais densas serão as fibras e, portanto, um gel mais forte.
   A rigidez da malha é também influenciada pela concentração de açúcar e pela acidez do meio. Quanto maior a concentração de açúcar, menor a atividade de água, logo a estrutura será mais rígida.
   A adição de açúcar também promove melhoria da aparência, do sabor do produto. A determinação da quantidade a ser adicionada para a fabricação da geléia é muito importante, pois assegura o teor de sólidos solúveis necessários para a formação do gel. Sendo a verificação do teor de sólidos durante o processo essencial, para obter um produto de qualidade com um custo baixo de matéria-prima.

Refratometria em frutas, geleias e sucos (Parte 1)

    A refração ocorre quando um feixe de luz, incidindo obliquamente, muda de direção quando passa de um meio, por exemplo, gasoso para líquido e apresenta velocidade da luz diferente. O desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, depende da velocidade da luz. A grandeza física que relaciona as velocidades nos dois meios é o índice de refração (n21), que é definido como o sendo a razão entre a velocidade da luz no primeiro meio (v1) e a velocidade da luz no segundo meio (v2).
n21 = v1/v2
   O princípio do refratômetro consiste em incidir um feixe de luz sobre um prisma. Parte da luz incidente mede o ângulo crítico, o ângulo de incidência maior que o ângulo critico é refratado, e o ângulo de incidência menor que o ângulo critico é refletido no CCD (charge coupled device), resultando no índice de refração.
O cano verde parece distorcer no líquido. (Fonte: Wikipédia)
     No cotidiano, por exemplo, podemos observar que um canudinho tem sua forma aparentemente distorcida quando inserido em um copo de água. O canudinho não está na verdade distorcido, mas o vemos assim porque a luz que está passando pelo ar muda de direção quando passa pela água.   Cada material possui um índice de refração próprio, dependendo de sua composição molecular, pressão e temperatura às quais está exposto. A água no estado líquido tem um índice de refração diferente de quando está no estado sólido (gelo) ou no gasoso (vapor).
    O índice de refração é uma propriedade física importante de substâncias sólidas, líquidas e gases. A medida de índice de refração pode ser usada para determinar a concentração de uma solução, pois o índice de refração varia com a concentração.
    Em geral, quando a densidade de um meio aumenta, o seu índice de refração também aumenta. Como variações de temperatura e pressão alteram a densidade, conclui-se que essas alterações também alteram o índice de refração. No caso dos sólidos, essa alteração é pequena, mas para os líquidos, as variações de temperatura são importantes, e no caso dos gases tanto as variações de temperatura como as de pressão devem ser consideradas.
    A escala Brix (símbolo ºBrix) é baseada pelo número de gramas de açúcar dissolvidos em 100 g de solução. Quando se mede o índice de refração de uma solução de açúcar, a leitura em grau Brix deve combinar com a concentração real de açúcar na solução. As escalas em percentagem de Brix apresentam as concentrações percentuais dos sólidos solúveis contidos em uma amostra (solução aquosa). Os sólidos solúveis contidos são o total de todos os sólidos dissolvidos na água, começando com açúcar, sais, proteínas, ácidos, etc.

Faixa de Brix para alguns produtos

A diminuição do sódio nos alimentos e seu impacto na atividade de água



   A redução do teor de sódio nos alimentos industrializados é uma tendência crescente no segmento alimentício devido à pressão realizada por sociedades médicas de cardiologia, nefrologia e hipertensão, que visam reduzir a mortalidade por doenças cardíacas.
   No início de 2011, o Brasil firmou com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) um termo de responsabilidade no qual se compromete a baixar o consumo de sal de 12g diárias para 5g, até 2020. Essa simples diminuição de 7g no consumo diário significaria uma queda de 6% a 14% na mortalidade por derrame, de 4% a 9% na mortalidade por enfarte e de 3% a 7% na mortalidade total.
   Nesse sentido, a indústria de alimentos tem sido confrontada pelo desafio de reduzir os níveis de sal em produtos novos e existentes e ainda manter o sabor esperado. No entanto, a função de sal como um ingrediente não se limita ao sabor, já que a remoção desse ingrediente pode afetar a atividade de água do produto.
   Com a redução do teor de sódio nos alimentos é fundamental considerar e medir qualquer mudança na atividade de água, uma vez que poderão resultar em alterações na formulação do alimento.
   Nesses casos, existem alguns fatores que devem ser considerados, como a identificação de substitutos para esse ingrediente, assim como para sua capacidade de controlar a atividade de água da mesma maneira.
   Usando modelos de previsão, é possível calcular o quanto a atividade de água irá aumentar como resultado da remoção de sal. É também possível estimar quanta substituição do ingrediente será necessária para conseguir controle similar da atividade de água.
   Estes cálculos fornecem boas estimativas, mas é necessária a medida da atividade de água dos produtos reformulados para se certificar de que eles têm atividades de água equivalentes.
   Para saber mais sobre análise de atividade de água acesse www.braseq.com.br

Cobertura Abrafati 2011


  
 Três dias de muitos negócios, novidades e sustentabilidade. A 12ª edição da Abrafati, maior evento do setor de tintas na América Latina e um dos principais no mundo, foi realizado de 21 a 23 de novembro e reuniu um público altamente qualificado por profissionais que fazem diferença na cadeia produtiva.
   E mais uma vez a Braseq marcou presença neste evento memorável. Confira alguns cliques:








Analisador de fluxo do pó entre os mais inovadores do 49º P & D Awards


   Lançamento da Braseq, oanalisador de fluxo de pó está entre os 100 equipamentos mais inovadores do último ano! A 49º edição do P & D Awards identifica tecnologias revolucionárias recém-introduzidas no mercado e premia os produtos que mais se destacaram, segundo a R & D Magazine, publicação dirigida a cientistas, engenheiros e técnicos de empresas e universidades de todo o mundo.
   Desenvolvido pela Brookfield Engineering com design compacto, o PFT oferece simplicidade operacional, testes rápidos e fácil interpretação utilizados na caracterização da fluidez durante operações de processos industriais.
   É ideal para prever e definir pré acondicionamento de materiais, comportamento de operações de transporte, transferência e envase, permitindo controlar e minimizar o tempo de inatividade e custos decorrentes do mau escoamento do material.
   O analisador de fluxo de pó também é capaz de executar verificações de Controle de Qualidade em amostras, prevendo qual será o comportamento do pó durante o período de armazenamento, adequar as formulações -ajustando a fluidez e a composição dos materiais e produtos acabados - para otimização do fluxo no processo. Para saber mais sobre o equipamento acesse www.braseq.com.br

Medição da cor do papel usando o SpectraProbe XE


   A cor do papel é monitorada de perto pelo controle de qualidade já que se trata de um dos requisitos mais importantes de material. Dessa maneira, o instrumento on-line utilizado para a medição deste artigo deve ser capaz de diferenciar entre o produto aceitável e inaceitável e alertar quando o status do papel está próximo de precisar de correções.
  O HunterLabSpectraProbe XE pode detectar com precisão as diferenças entre o papel aceitável e papel que é off-cor, além disso o recurso de controle de UV permite o monitoramento de branqueadores fluorescentes e seus efeitos sobre a cor do produto.

Uma ferramenta para o processo de controle de cor

   
   O SpectraProbe XE é um espectrofotômetro on-line, versátil, de alto desempenho em medições contínuas para analisar e relatar a cor do produto. O equipamento compila automaticamente um registro de funcionamento e perfis de cores de cada ciclo de produção.
   A medição on-line da cor resulta em um fluxo contínuo de informações, que permitem maior rapidez e fornecem informações completas para otimizar o processo e manter a qualidade.  Com medição em tempo real de cores, minimiza custos no processo e agiliza ações corretivas, sem esperar por resultados de laboratório.
   Fornece ainda arquivos de informações que podem ser usados para diagnosticar variáveis ​​do processo que podem afetar a cor do produto.
   O SpectraProbe XE é composto por fonte de luz, unidade sensora e trilho que faz varredura das variações de cor e aparência ao longo do comprimento e largura da amostra em movimento.
   Devido seu design óptico, o SpectraProbe XE pode medir a aparência de cor independente da direcionalidade da amostra de superfície, textura e brilho. É ideal para uma ampla gama de aplicações de processos, incluindo têxteis, papel, plástico e revestimento de bobinas.


Braseq na revista Química e Derivados

   Braseq está marcando presença na edição de outubro da revista Química e Derivados. A publicação que tem como destaque “Petrobras: área de exploração e produção mantém ritmo dos investimentos”, conta ainda com uma cobertura especial da feira Analítica e uma prévia sobre a Abrafati, eventos nos quais a Braseq é expositora.
   O anúncio da empresa está presente na página 55, confira:



VSA: inovação em análise isoterma

Aquasorp VSA

   Fator determinante para a compreensão e controle da formulação, estabilização do produto, transições de fase, sensibilidade à umidade, efeitos da temperatura e características de secagem, a isoterma de um produto é um gráfico que apresenta a relação entre umidade e atividade de água.
   Lançamento mundial e fornecido com exclusividade no país pela Braseq, o gerador de isotermas de sorção, AQUALAB VSA, abre uma infinidade de possibilidades para novas pesquisas sobre alimentos, produtos farmacêuticos, solos e materiais porosos.
   O equipamento fornece gráficos de isotermas de sorção de umidade completos, com resolução e exatidão sem precedentes. Usando a dinâmica do ponto de orvalho, gera gráficos de isotermas em alta resolução e com centenas de dados, em apenas dois dias.
   Dinâmica do ponto de orvalho é uma aplicação única de análise que fornece informações importantes, detalhadas com incomparável quantidade de dados e em uma velocidade não fornecida por nenhum outro método de isoterma.
   O VSA possui a mesma capacidade de seu antecessor, Aquasorp, e ainda pode controlar a umidade nos espaços porosos da amostra enquanto monitora a velocidade de troca de vapor de água e a cristalização.
Possui também um software de fácil manuseio que simplifica a coleta de dados e análise, incluindo determinações BET e GAB.

*Matéria publicada no boletim Braseq de outubro de 2011

Tratamento de água e esgoto com Potencial Zeta



   O potencial zeta é uma forma adequada para otimizar a dose coagulante na água e tratamento de esgotos por coagulação.
   Os sólidos suspensos mais difíceis de remover são colóides. Por seu pequeno tamanho, escapam facilmente tanto na sedimentação como na filtração.
   O método para a remoção de colóides é reduzir o potencial zeta com coagulantes, tais como alumínio, cloreto férrico e / ou polímeros catiônicos. Uma vez reduzida ou eliminada a carga não existiram forças repulsivas e agitação suave na bacia de floculação causará numerosos choques entre os colóides. Este resulta primeiro na formação de sistemas que microfloculados, os quais crescem até chegar a serem sistemas floculados visíveis que se acomodam rapidamente e podem ser filtrados facilmente.

Esquemática de diminuição do Potencial Zeta pela adição de coagulantes no tratamento de purificação da água

Controle do Potencial Zeta sobre a dosagem de Alumínio

    Não há um só potencial zeta para garantir uma boa coagulação em cada estação de tratamento da água. Frequentemente ele vai estar entre 0 e 10 mV, mas o valor ótimo é melhor estabelecida através de um teste utilizando uma planta piloto para a experiência em funcionamento.
   Uma vez que o valor desejado é estabelecido, as correlações já não são necessárias, com exceção de revisões periódicas semanais, mensais ou semestrais.
   O controle só envolve a coleta de uma amostra e o medir potencial zeta das partículas. Se o valor medido é mais negativo do que o valor desejado, então deve-se aumentar a dose de coagulante. Mas se estiver mais positivo, diminuir.
  Neste exemplo, um potencial zeta de -3 mV corresponde a turbidez mais baixa do que a água filtrada e será utilizado como o valor desejado.

Variação do Potencial Zeta de acordo com a concentração do potencial zeta

Falta uma semana para a Abrafati


   A 12ª edição da Exposição Internacional para Fornecedores de Tintas é a oportunidade ideal para o contato com as principais novidades do mercado, realização de negócios, interação entre técnicos e gestores, assim como para a discussão sobre a sustentabilidade.
   O evento que se inicia na próxima segunda-feira, 21/11, é o maior do setor na América Latina e um dos principais no mundo. A feira que se estende até 23 de novembro tem como público alvo executivos, industriais e técnicos da cadeia de tintas do Brasil e do exterior.
   A Braseq marcará presença na Abrafati 2011 apresentando seu portfólio de produtos com as principais soluções para o setor. O principal destaque da empresa para o evento são os medidores de espessura da Automation Dr. Nix, tecnologia de leitura por rádio frequência e com maior confiabilidade nos resultados.
   O estande da Braseq estará localizado na Rua 1 e para ter acesso é simples: o acesso à exposição é gratuito, bastando realizar o credenciamento no site do evento www.abrafati2011.com.br

Serviço:
Data: 21, 22 e 23 de novembro de 2011 (2ª, 3ª e 4ª feira)
Horário: 10h às 20h.
Local: Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
São Paulo – SP)

Descubra a solução para análise de tamanho de partículas em altas concentrações


APS-100 

   A tecnologia ultrassônica foi desenvolvida com base no princípio de que a matéria é capaz de absorver o som, atenuando-o ou alterando sua velocidade, ou seja: o movimento de qualquer onda é afetado pelo meio onde ela está se propagando. Dessa forma, pode-se realizar medições em uma gama maior de amostras onde os métodos de espalhamento de luz e difração de laser apresentam baixa resolução.
   A Espectroscopia de Atenuação Acústica é a técnica adequada para análises de espectro de tamanho de partículas sem a necessidade de controle da concentração da fase dispersa (soluto), operando em meios opacos e espalhadores de luz. A análise é mais representativa, pois não há necessidade de diluição em um ensaio feito com uma população maior.
   Durante a execução do ensaio é possível manter a amostra sob agitação constante, favorecendo a homogeneidade da mistura e também possibilitando a medição real de partículas que sedimentam. Além de melhor veracidade para distribuições complexas e menor tempo de ensaio, em relação aos métodos ópticos.
   O Matec APS-100 utiliza a tecnologia acústica, para medir distribuição de tamanho de partícula sem a necessidade de diluição da amostra, atendendo uma faixa de 10 nm a 100 µm. É um instrumento robusto e versátil, podendo analisar uma variada gama de amostras: aquosas / não aquosas, opacas, emulsões, altamente viscosas, corrosivas, estericamente estabilizadas, com baixo potencial Zeta, etc. Medição simultânea de porcentagem de sólidos, pH, condutividade, temperatura, e velocidade do som e espectro de atenuação. Capacidade de titulação automatizada, permitindo a medição dos efeitos de um reagente no tamanho de partícula. A opção de equipamento ZETA-APS inclui a medição do potencial Zeta.

*Matéria publicada no Boletim Braseq de Outubro

Guia do consumidor responsável

   Um dos pilares do trabalho desenvolvido pela Braseq é a preocupação com o desenvolvimento sustentável de seus negócios. Por esta razão, sempre buscamos compartilhar esta visão com você, nosso leitor e parceiro.
  Os 10 passos para o consumo sustentável elaborado pelo Instituto Akatu é um material interessante e que reflete bem nosso ideal. Confira:

1) Planeje suas compras
A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Para não ser impulsivo, faça um planejamento antecipado e, com isso, compre menos e melhor, e ainda economize.

2) Avalie os impactos do seu consumo
Leve em consideração sua saúde, seu bolso, sua qualidade de vida, o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas.

3) Reflita sobre os seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam as suas escolhas e os seus hábitos de consumo.

4) Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos. É possível manter sua qualidade de vida cortando o desperdício.

5) Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez aquilo que você pode consertar, transformar e reutilizar. Sabe por quê? É mais barato para você e muito mais barato para o planeta.

6) Separe seu lixo
Ao reciclar o lixo contribuímos para a economia de recursos naturias, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. E mais, com isso, você diminui o lixo que vai para os aterros e evita que a prefeitura cobre mais impostos ou taxas para manter os depósitos.

7) Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas o preço e a qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8) Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa! Para isso, vale encaminhar às empresas sugestões e críticas sobre seus produtos e serviços. A inovação de produtos e gestão pode gerar bens mais sustentáveis e cada vez mais baratos.

9) Cobre os políticos
Exija de candidatos, governantes e partidos propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.

10) Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar familiares, amigos e pessoas mais próximas. Quanto mais consumidores atentos, mais as empresas serão cuidadosas e todos ganham.

Fonte:http://twixar.com/TIa4T3Oqp
Imagem: Getty Images

ACCUPAR LP-80- Radiação fotossintética ativa e índice de área foliar

  
Desenvolvido pela Decagon, o AccuPAR LP-80 é um equipamento leve e portátil para medida de índice de área foliar (IAF) e radiação fotossintética ativa (PAR).

    Possui uma haste com 80 sensores PAR que permite a análise da intercepção do dossel em qualquer posição dentro de uma determinada cultura ou de um dossel florestal. Com a utilização dos sensores externos, que acompanham o instrumento, é possível a execução simultânea de leituras acima e abaixo do dossel.
    Os dados da radiação PAR podem ser utilizados com outros dados ambientais para estimar a produção da biomassa sem destruir a safra (não destrutiva). É indicado também na determinação de outras interações da planta, tais como a intercepção da radiação, conversão de energia, troca gasosa, intercepção da precipitação e evapotranspiração.
   O AccuPAR também utiliza medições de radiação e outros parâmetros para calcular com precisão o índice de área foliar (IAF) não-destrutiva em tempo real.

Saiba mais:
  • Aplicações: Produção de biomassa, Cobertura do dossel, Gestão de efeito estufa, Ecologia Vegetal
  • Faixa de leitura - 0 to > 2,500 mol m-2s-1 
  • Número de sensores - 80
  • Comprimento Total - 99 cm
  • Peso do instrumento - 0.56 kg
  • Capacidade de armazenagem - 1 MB RAM
  • Instrumento fornecido com mala de transporte em material rígido, manual, software e sensor PAR externo.